sábado, 1 de março de 2008

Milton Nascimento e Lô Borges - Clube da Esquina (1972)

Set List

1. Tudo que Você Podia Ser
2. Cais
3. O Trem Azul
4. Saídas e Bandeiras nº 1
5. Nuvem Cigana
6. Cravo e Canela
7. Dos Cruces
8. Um Girassol da Cor de seu Cabelo
9. San Vicente
10. Estrelas
11. Clube da Esquina nº 2
12. Paisagem na Janela
13. Me Deixa em Paz
14. Os Povos
15. Saídas e Bandeiras nº 2
16. Um Gosto de Sol
17. Pelo Amor de Deus
18. Lilia
19. Trem de Doido
20. Nada Será como Antes
21. Ao que vai Nascer


A história começa em 1963. Milton Nascimento – o então Bituca – acompanhado pelo pianista de sua banda – Wagner Tiso – acabavam de chegar em Belo Horizonte. E porque a História é movida pelo acaso, seja em Liverpool ou em Recife, os recém-chegados escolheram para se instalar, dentre as centenas de pensões na capital mineira, uma pensão no Edifício Levy, no centro de BH. Lá já morava, então, a família Borges – doze ao todo, quase todos músicos.

O primeiro encontro aconteceu quando o caçula Lô, de apenas 11 anos, hipnotizado por uma voz que ressoava em algum lugar do edifício, desceu as escadas para ver de onde brotava aquele som. Aos 17 anos, Lô Borges já havia escrito boa parte das músicas que seriam imortalizadas na voz que, por acaso, ele conheceu naquelas escadas.

E nos anos que se seguiram, as noites na casa dos Borges, sempre regadas a Beatles e muita cachaça, configuraram o embrião de um movimento musical singular. Em 72, é lançado o disco Clube da Esquina.

Milton e Lô formaram uma das parcerias mais ricas da música brasileira. Eu lembro bem do dia em que um amigo meu chegou com o álbum na mão e disse: “velho, você precisa ouvir isso!” com a expressão de quem acabou de descobrir alguma coisa muito importante. E descobriu. A penúltima música anuncia com clarividência: nada será como antes. E, de fato, a música nunca mais foi a mesma.

Por Luiz Campos